quinta-feira, 7 de junho de 2007

Biologia


O que é vida?

A palavra biologia foi criada ente 1800 e 1802 e significa: Estudo da vida
O objeto de estudo da Biologia é a vida, e esse conceito só apareceu no final do século XVIII quando se concluiu que os animais e vegetais tinham características semelhantes, que s distinguiam dos seres brutos.
Uma das propriedades mais fundamentais da vida é o fato de ela originar única e exclusivamente pela reprodução de vida semelhante preexistente. Ao admitir a possibilidade de geração espontânea, negava-se esse principio fundamental da vida.
A matéria viva constitui-se dos mesmos tipos de átomos que fornecem os seres brutos. No entanto, a proporção de certos elementos químicos difere drasticamente entre a matéria viva e os seres brutos. Além disso, as substâncias químicas que resultam da união dos átomos desses elementos também são diferentes entre esses dois tipos de matéria.
Os principais elementos químicos dos seres vivos:
C. Carbono
H. Hidrogênio
O. Oxigênio
N. Nitrogênio
P. Fósforo
S. Enxofre
A matéria viva é constituída fundamentalmente por substancias orgânicas que se caracterizam por ter o Carbono como elemento principal.
Ex: Proteínas, glicídios, os lipídios e os ácidos nucléicos.
A célula é a menos porção de um ser vivo que retém as propriedades fundamentais da vida.
As células podem ser de dois tipos básicos:
Procariótica
Eucariótica
Elas diferem o quanto ao grau de complexidade. As células procarióticas não apresentam membranas interinas, enquanto os eucarióticos possuem inúmeros compartimentos membranosos interinos (organelas celulares) com funções especificas.
· Os vírus diferem de todos os outros seres vivos por não serem formados por células (acelulares).
· Maioria dos biólogos considera os seres vivos apesar de serem acelulares, por apresentar características essenciais da vida (composição química e reprodução).
· Quanto ao numero de células, os seres vivos são classificados em:
1. Unicelulares (única célula)
2. Pluricelular ou multicelulares (várias células)
Metabolismo é toda atividade de transformação química que acontece nas células vivas.
Anabolismo é o ganho de energia.
Catabolismo é a perda de energia.

A formação da Terra.

Nosso planeta, acredita-se que tenha se formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, a partir de aglomerados de poeira, rochas e gases presentes no disco da matéria que girava ao redor do sol.
A Terra apresentava condições totalmente adversária à existência de sua vida: sua superfície era extremamente quente e continuamente bombardeada por asteróides vindos do espaço. Contribuíram para discussão cientifica da origem da vida:
O abandono da teoria da geração espontânea, desacreditada pelos experimentos de Louis Pasteur.
A publicação de uma teoria consistente da evolução, proposta por Charles Darwin.
A teoria da geração afirmava que seres vivos podiam surgir por outros processos além da reprodução. Segundo essa teoria, por exemplo, rãs e crocodilos poderiam se originar da lama dos rios e gansos podiam surgir pela transformação de crustáceos marinhos.
Segundo a teoria do Biogênese, seres vivos só podiam se originar pela reprodução de seres semelhantes a eles.
Redi testou a hipótese de que os seres vermiformes que surgiram na carne em processo de apodrecimento eram lavas de moscas, originando de ovos que esses insetos depositavam na carne.
Com base em sua hipótese, Redi preveniu que moscas deviam pousar na carne e nela depositar seus ovos para surgirem os seres vermiformes.

A base molecular da vida.

Substâncias orgânicas são as formadas por moléculas que contem os elementos carbono e hidrogênio em sua composição.
Os principais elementos da molécula que formam os seres vivos são:
C. Carbono
H. Hidrogênio
O. Oxigênio
N. Nitrogênio
P. Fósforo
S. Enxofre
Macro nutriente mineral ou macro elementos, são íons componentes de sais minerais necessários ao organismo em concentrações relativamente altas, superiores a 100mg por dia. Exemplo: São os cálcios, o fósforo, o enxofre, o potássio, o sódio, o cloro e o magnésio. Micro nutrientes ou micro elementos são íons componentes de sais minerais necessários ao organismo em concentração relativamente pequenas, inferiores a 20mg por dia. Exemplos: são o ferro e o zinco.
Em ordem decrescente de abundância, as substâncias que compõem os seres vivos são: água (70 a 85%), proteínas (10 a 15%), tripidios (2 a 3%), glicídios (1%), além de 1% de sais minerais diversos.
O maior eletro negatividade do átomo de oxigênio faz com que ele atraia mais fortemente os elétrons, o que resulta em uma carga elétrica parcial negativa na região mais próxima do oxigênio e em uma carga parcial positiva de uma molécula vizinha.
Pontes de hidrogênio é um tipo de ligação química em que um átomo com carga elétrica parcial positiva de uma molécula vizinha.
Solução aquosa é uma mistura homogênea de substancias em que o solvente é a água.
São chamadas hidrofílicas as substancias cujas moléculas, por serem capilares, não têm afinidade pela água e não se dissolvem nela.

A biologia moderna só pode surgir com o avanço tecnológico (submicroscópico) da química.
A teoria atômica, segundo a qual matéria é constituída por minúsculas partículas, os átomos. Foi importante para o estudo da estrutura e do funcionamento dos seres vivos. Ex: sempre que dois átomos de hidrogênio (H) se combinam com um átomo do elemento oxigênio (O) forma-se a molécula de água (H²O).
O vitalismo era a produção das substancias orgânicas que dependia da presença de uma “essência” imaterial, a foca vital.
O vitalismo começou a perder força quando um químico alemão Friedrich Wöhler conseguiu fabricar uma uréia. Assim foi possível concluir que era possível produzir substancias orgânicas em laboratório com mesmo métodos das substancias inorgânicas.
Química orgânica,começou investigando apenas algumas substancias naturais e evoluiu a ponto de englobar o estudo de todas as substâncias que apresentam carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição, as substancias orgânicas. Hoje é possível fabricar proteínas, açucares, hormônios e gorduras. E ainda outras que não existem na natureza.
Com a Engenharia Genética é possível misturar genes de duas espécies, criando uma espécie nova na natureza com o nome de organismos transgênicos.
A importância da Bioquímica, não é só a existência de milhares e milhares de substancias em uma única célula, mas sim a rede de reações químicas das quais elas participam. E a compreensão do mundo dos átomos e das moléculas dos seres vivos tem sido de fundamental importância para o avanço da Bioquímica.
Os principais elementos químicos dos seres vivos são: Carbono(C), Hidrogênio(H), Oxigênio(O), Nitrogênio(N) e em menor proporção o Fósforo(P) e o Enxofre(S). “CHONPS”. CHON são os mais abundantes na matéria viva.
O elemento carbono constituí a estrutura básica de toda moléculas orgânicas. Formando cadeias carbônicas, essas cadeias ligam-se átomos de outros elementos químicos como hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Os sais minerais são substancias inorgânicas formadas por íons, que resultam de átomos que receberam ou doaram elétrons.
Potencial hidrogeniônico ou pH, que é igual a –log[H+]. O pH é o que determina o nível de acidez de um meio; quanto maior a concentração de H+, maior a acidez e menor o pH. Muitas reações químicas essenciais á vida somente ocorrem se as condições de pH forem favoráveis; sais como os fosfatos e os carbonatos são capazes de neutralizar o excesso de íons H+, regulando as condições de acidez. O pH fisiológico é igual a 7.
A maior parte do corpo é formada por água, a porcentagem de água é maior nas células embrionárias, tornando-se menor á medida que avançamos em idade.
Uma molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio(H) uma de oxigênio (O), os quais formam um ângulo de 104,5º. A molécula da água é polarizada, tendo uma carga elétrica igual a zero, possuindo carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio.
A ponte de hidrogênio forma quando um átomo com carga elétrica parcial negativa de uma molécula atrai um hidrogênio com carga positiva de uma molécula vizinha. São as pontes de hidrogênio que mantêm a coesão, entre as moléculas de água em estado líquido ou sólido (gelo).

Um comentário:

mariana disse...

amei seu Post. mais gostaria que você falasse sobre a teoria do CHONPS com mais clareza.