quinta-feira, 7 de junho de 2007

Geografia - A representação Cartográfica


Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. A cartografia encontra-se no curso de uma longa e profunda revolução, iniciada em meados do século passado, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos séculos XV e XVI. A introdução da fotografia aérea e da detecção remota, o avanço tecnológico nos métodos de gravação e impressão e, mais recentemente, o aparecimento e vulgarização dos computadores, vieram alterar profundamente a forma como os dados geográficos são adquiridos, processados e representados, bem como o modo como os interpretamos e exploramos.


O processo de sistematicamente transformar partes da Terra esférica para que sejam representadas em uma superfície plana mantendo as relações espaciais é chamado de Projeção Cartográfica. A correspondência entre os pontos da superfícies terrestre e a sua representação, constitue o problema fundamental da cartografia, pois impossibilita uma solução perfeita, ou seja, uma projeção livre de deformações. Tentando minimizar as distorções, diferentes técnicas de representação são aplicadas no sentido de se alcançar resultados que possuam propriedades favoráveis para um propósito específico.

Caracteristicas das principais projeções:

*Cônica apresenta os meredianos retos e os paralelos curvos.

*Azimutal apresenta na projeção dos paralelos e meredianos num cilindro.

*Cilindrica apresenta pequenas áreas e quando aumentadas apresentam falhas.

.......N (círculo polar Artico/trópico de Câncer)
O____L (Equador)
........
.......S (círculo polar Antartico/trópico de Capricornio)

A latitude mede-se para norte e para sul do equador, entre 90º sul, no Pólo Sul (ou pólo antártico) (negativa), e 90º norte, no Pólo Norte (ou pólo ártico) (positiva). A latitude no equador é igual a 0º.

A longitude descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus de zero a 180 para leste ou para oeste a partir do primeiro meridiano. Diferentemente da Latitude, que tem o Equador como um marco inicial natural, não há uma posição inicial natural para marcar a Longitude.

O Meridiano de Greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Definido como o primeiro meridiano serve de referência para estabelecer a relação entre as horas em qualquer ponto da superfície terrestre, estabelecendo os fusos horários.

Nenhum comentário: